 |
 |

Ciência, Arte e
Magia é um programa de CRIAÇÃO, INSTITUIÇÃO,
IMPLANTAÇÃO e/ou MANUTENÇÃO DE EXPERIMENTOTECAS,
funcionando como laboratórios escolares intensivos e
proporcionando um ensino construtivo e criativo.
Tem, por objetivo geral, racionalizar o uso de material
experimental por Professores e Alunos, desenvolvendo no
Educando a sua criatividade para a realização de
experimentos científicos, proporcionando aos Educadores e Educandos o redimensionamento de suas concepções sobre o
processo Ensino-Aprendizagem.
Além disso, visa capacitar professores para utilizar este
material experimental em suas Disciplinas específicas;
objetiva, também, oportunizar a implementação de espaços
científico-culturais que se constituam em uma janela para
uma alfabetização científica, colaborando com o ensino
formal das ciências por meio de ações capazes de envolver
estudantes e professores num novo cenário.

|
|
 |
 |
O Símbolo do Grupo de Pesquisa Ciência, Arte & Magia é representado pela Ouroborus encerrando o Eneagrama. |
A Ouroborus é um símbolo antiqüíssimo, resgatado pela tradição alquímica, onde se vê uma serpente que morde a própria cauda e devora a si mesma. Sem início nem fim, o círculo representa a eternidade, imortalidade e perfeição. É o emblema do sistema cíclico – unidade, multiplicidade e retorno à unidade, evolução e involução, expansão e contração do Universo. A Ouroborus é também representação simbólica do Infinito e do equilíbrio dinâmico universal. É o emblema de dissolução da matéria, é a composição que no seu conjunto é dissolvida e transformada. Assim é o Ser Humano, como a Serpente, uma força cósmica.
O Eneagrama é um símbolo sagrado, trazido por Gurdjieff de uma fraternidade oculta da Ásia Central (Sarmoung), que encerra as leis cósmicas fundamentais de Três e de Sete, ou seja, as leis da Criação e da Manutenção do Mundo. Estudando a dinâmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas. Passamos a prever os vários tipos de estágios pelos quais tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a força e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir. O desconhecimento dos intervalos naturais e sua natureza, leva a maioria de nós a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam.
|
G.I. Gurdjieff (1877–1949) foi um famoso professor americano que também apresentou as idéias básicas de alquimia em sua “obra” e usou-as de forma original e inventiva. Mostrou-se ativo primeiro na Rússia e depois na França e EUA a partir dos primeiros anos do século XX. Seus ensinamentos resumidos na “Aurora Dourada” são descritos como uma “ciência da consciência”, ensinamento pelo qual o homem pode “ despertar” para as suas possibilidades, através da observação intencional de si próprio e do mundo que o cerca e através da direção apropriada de energia e emoções pessoais. |
|
 |
|
 |
 |
 |

• EQUIPE 2011 •
Coordenadora: Drª. Rejâne Maria Lira da Silva
Professores:
• Drª. Bárbara Rosemar Nascimesnto Araújo (Bióloga, Professora da Escola Alfredo Magalhães)
• Dr. José Luís de Paula Barros e Silva (Químico, Professor do Instituto de Química, UFBA)
• Esp. Josefa Rosimere Lira da Silva (Coordenadora Pedagógica, Pedagoga, Bolsista Apoio Técnico/FAPESB)
• Prof. Jorge Lúcio Rodrigues das Dores (Físico, Colaborador, Mestrando em Geofísica/UFBA)
• MsC. Miríades Augusto da Silva (Bióloga, Professora da UESC, Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA)
• MsC. Renata do Nascimento Jucá (Bióloga, Professora da UFBA – Campus de Barreiras)
• Drª. Simone Terezinha Bortoliero (Jornalista, Professora da Faculdade de Comunicação, UFBA)
• MsC. Yukari Figueroa Mise (Bióloga, Colaboradora, Doutoranda em Saúde Coletiva/UFBA)
Estagiários da Graduação:
• Alice Lira Daltro (Estudante de Comunicação/UFBA)
• Caio Vinícius de Jesus Ferreira dos Santos (Estudante de Direito/Bolsista ACC)
• David Lira Marques (Estudante de Design/UNEB)
• Esiel Pereira Santos (Estudante de Pedagogia/UFBA)
• Mariana Rodrigues Sebastião (Estudante de Comunicação - Jornalismo/UFBA)
• Nailton Veira de Andrade Júnior (Estudante de Ciências da Computação/UFBA, Bolsistas IC-FAPESB 2010/2011)
Bolsistas IC-Júnior:
▪ Igor Gomes da Costa dos Santos (Estudante do Colégio Estadual Odorico Tavares, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
Estudantes do Centro Avançados de Ciências/IBIO:
• Adriano Pereira da Silva
• Amanda Tavares Barigchum
• Ana Julia Santos Costa
• Camila Matos de Oliveira
• Erica Oliveira Ferreira
• Gabrielle Simões Fernandes
• Jéssica Santos Lemos Nascimento
• Jéssica de Oliveira Braz
• Josenai da Silva Penha
• Kmasy Christine Lavrador Viegas
• Luiz Pedro dos Santos Ribeiro
• Mateus Santos Ceuta
• Matheus de Jesus Santos
• Matheus Souza Lobão
• Pedro Uirá Mendes de Jesus
• Rafael dos Santos Andrade
• Thaíse Amorin Rosa
• Yuri Gomes Lopes Silva
Estudantes do Centro Avançados de Ciências do Colégio Estadual Alfredo Magalhães:
• Alex dos Santos Cajaíba Cardoso
• Bianca dos Santos Lima
• Douglas Rangelly Oliveira dos Santos
• Ingrid Oliveira Mota
• João Victor dos Santos Estelito
• Luana de Almeida Caldas
• Matheus dos Santos Cajaíba Cardoso
• Moisés Wendel Santos Estelito
• Paulo Mateus dos Santos
• Rodrigo Boaventura Curvelo
• EQUIPE 2010 •
Coordenadora: Drª. Rejâne Maria Lira da Silva
Professores:
▪ Prof. Adelson Silva da Costa (Filósofo, Professor do Colégio da Polícia Militar, Dendezeiros)
▪ Drª. Bárbara Rosemar Nascimesnto Araújo (Bióloga, Professora da Escola Alfredo Magalhães, Bolsista Professora-Investigadora/FAPESB)
▪ Dr. Charbel Niño El-Hani (Biólogo, Professor do Instituto de Biologia, UFBA)
▪ Profª Isa Malena Góes Cerdeira (Matemática, Professora da Escola Alfredo Magalhães, Colaboradora)
▪ Dr. José Luís de Paula Barros e Silva (Químico, Professor do Instituto de Química, UFBA)
▪ Esp. Josefa Rosimere Lira da Silva (Coordenadora Pedagógica, Pedagoga, Bolsista Apoio Técnico/FAPESB)
▪ Prof. Jorge Lúcio Rodrigues das Dores (Físico, Colaborador, Mestrando em Geofísica/UFBA, Professor do Colégio Estadual Odorico Tavares, Bolsista Professor-Investigador/FAPESB)
▪ MsC. Léa Maria dos Santos Lopes Ferreira (Bióloga, professora do Colégio Evaristo da Veiga, Bolsista Professora-Investigadora/FAPESB)
▪ MsC. Miríades Augusto da Silva (Bióloga, Professora da UESC, Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA)
▪ MsC. Renata do Nascimento Jucá (Bióloga, Professora da UFBA – Campus de Barreiras)
▪ Drª. Simone Terezinha Bortoliero (Jornalista, Professora da Faculdade de Comunicação, UFBA)
▪ MsC. Yukari Figueroa Mise (Bióloga, Colaboradora, Doutoranda em Saúde Coletiva/UFBA)
Estagiários da Graduação:
▪ Bruno Pamponet Silva Santos (Estudante de Psicologia/UFBA, Bolsista IC/FAPESB 2009/2010)
▪ Caio Vinícius de Jesus Ferreira dos Santos (Estudante de Direito/UFBA, Voluntário)
▪ David Lira Marques (Estudante de Design de Produto/UNEB, Bolsista IC/FAPESB 2009/2010)
▪ Esiel Pereira Santos (Estudante de Pedagogia, UFBA)
▪ Felipe Braga Leal (Estudante de Biologia/UFBA, Bolsista IC/FAPESB 2009/2010)
▪ Gisele de Santana Santos (Estudante de Comunicação – Jornalismo/UFBA, Bolsista PERMANECER/UFBA 2009-2010)
▪ Lucas Souza Caldas Lordelo (Estudante de Engenharia Ambiental/Área 1, Bolsista IC/FAPESB 2009/2010)
▪ Mab Caroline Silva Santos (Estudante de Comunicação - Jornalismo/UFBA, Bolsista IC/FAPESB 2010)
▪ Mariana Rodrigues Sebastião (Estudante de Comunicação - Jornalismo/UFBA, Bolsista IC/FAPESB 2009/2010)
▪ Nailton Veira de Andrade Júnior (Estudante de Ciências da Computação/UFBA, Bolsistas IC-FAPESB 2010/2011)
▪ Nilton Flávio Sousa Seixas (Estudante de Ciências da Computação/UFBA, Bolsistas IC-FAPESB 2010/2011)
▪ Silvanir Pereira Souza (Estudante de Biologia/UFBA, Bolsista IC/FAPESB 2010)
Bolsistas IC-Júnior:
▪ André Luis Melo dos Santos (Estudante do Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
▪ Andreza Costa da Silva Santiago (Colégio da Polícia Militar - Dendezeiros, Bolsista IC-Jr/PIBIC/FAPESB)
▪ Ana Maria Souza Marques (Estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
▪ Daniel Andrade Barreto de Sousa (Estudante do Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
▪ Igor Gomes da Costa dos Santos (Estudante do Colégio Estadual Odorico Tavares, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
▪ Ingrid Lorena Gomes da Silva (Colégio da Polícia Militar - Dendezeiros, Bolsista IC-Jr/PIBIC/FAPESB)
▪ Jéssica Viana Nabuco (Estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
▪ Julio Roberto Oliveira dos Santos (Estudante do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
▪ Ludmila Souza Caldas Lordelo (Estudante do Colégio Estadual Odorico Tavares, Bolsista IC-Jr/FAPESB)
▪ Mariele Estrela Oliveira (Colégio Estadual Odorico Tavares, Bolsista IC-Jr/PIBIC/FAPESB)
▪ Renato Allan da Silva de Carvalho (Estudante do Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros, Bolsista IC-Jr/FAPESB
|
|
 |
|