De 14 a 18 de julho de 2008, 51 integrantes do Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia participaram da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 16ª SBPC Jovem, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), interior do Estado de São Paulo. Quarenta e quatro estudantes apresentaram 35 trabalhos de Comunicação Oral e 20 experimentos na Usina de Idéias, que representaram 37% dos trabalhos apresentados de todo o Brasil.

Confira cada passo dos estudantes e professores nessa experiência enriquecedora para os participantes!
 

Segunda-Feira, 14 de Julho


Na chegada à UNICAMP, muitas expectativas.

16ª SBPC JOVEM - Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia

As primeiras apresentações dos estudantes do Centro Avançado de Ciências começaram às 10h30min, com as seguintes apresentações:

Comunicação, Ciência & Tecnologia: uma visão dos adolescentes baianos sobre divulgação científica na imprensa escrita - Mariana Sebastião
Ciência & Tecnologia: a influência do meio de comunicação televisivo sobre os jovens - Isabela Albuquerque
Psicologia Familiar: Repensando Família - Ilana Pêpe

Comunicação, Ciência & Tecnologia: uma visão dos adolescentes baianos sobre divulgação científica na imprensa escrita - Mariana Sebastião  Ciência & Tecnologia: a influência do meio de comunicação televisivo sobre os jovens - Isabela Albuquerque  Psicologia Familiar: Repensando Família - Ilana Pêpe

À tarde, seis estudantes deram continuidade às apresentações:

Inclusão Científica e Escolha Profissional - Bruno Pamponet
Ciência & Tecnologia na Televisão: o que os jovens acham disso? - Deivisson Freitas
Comunicação Científica: uma avaliação do jornalismo impresso feita por estudantes do ensino médio de Salvador - Jéferson Queiroz
Violência sexual contra crianças e adolescentes - Adelen Cheronwiny
A internet e o impacto psicológico na sociedade - Cássio Lima
Os “dogmas” da beleza e suas modificações históricas – o que têm os designers com isso? - Gilberto Rios

Inclusão Científica e Escolha Profissional - Bruno Pamponet  Ciência & Tecnologia na Televisão: o que os jovens acham disso? - Deivisson Freitas  Comunicação Científica: uma avaliação do jornalismo impresso feita por estudantes do ensino médio de Salvador - Jéferson Queiroz  Violência sexual contra crianças e adolescentes - Adelen Cheronwiny  A internet e o impacto psicológico na sociedade - Cássio Lima  Os “dogmas” da beleza e suas modificações históricas – o que têm os designers com isso? - Gilberto Rios

Terça-Feira, 15 de Julho


A terça-feira, dia 15 de julho, foi o 2º dia de apresentações orais e o 1º dia de apresentação dos experimentos na Usina de Idéias. As apresentações orais da manhã foram:

Razão, Quando a Ciência parece ilusória: um breve ensaio acerca da Relatividade Einsteiniana e Mecânica Quântica - Raphael Lisboa
A História dos Carros-Conceito - Davi Lira Marques

Pela tarde, as apresentações foram:

A história da química orgânica pela visão de um estudante - Caio Vinícius
Lavoisier além da conservação das massas - Carlos Alves
Alquimia, a ciência mágica - Lucas Santana
O cotidiano das separações de misturas: experiências de química para o ensino médio - João Carlos Ferreira
Metais Pesados no nosso cotidiano - Rafael Câmara
Teoria da Sucessão dos fatos - Esiel Pereira

A história da química orgânica pela visão de um estudante - Caio Vinícius  Metais Pesados no nosso cotidiano - Rafael Câmara

Os experimentos da Usina de Idéias ficaram expostos no salão de dança da Faculdade de Educação Física, das 9 da manhã às 17 horas. Estavam sendo apresentados:

Comunicação & Psicologia: ciências descobrindo o comportamento humano - Mariana Sebastião e Isabela Albuquerque
Ser ou não ser: eis a questão - Adelen Cheronwiny
A Sala Verde e a Comunidade - Matheus Sá e Oto Gibson
Aprendendo a conservar animais - Orlando Augusto
Cheirando com outros olhos - Naiara Ramalho e João Carlos
Os mistérios da água destilada - Mateus Ceuta
Construindo um respirômetro - Clarice Hortência
A importância da luz para as plantas - Cássio Lima
A química da digestão - Luan Iuri
Engolindo os fatos: a digestão começa na boca? - Driele Bidu, Carlos Alves e João Carlos
Minhocas em ação - Fernanda Paranhos e Ilana Pêpe
Densidade da Vida - Catherine Marcele e Evelim Caren

 Cheirando com outros olhos - Naiara Ramalho e João Carlos  Engolindo os fatos: a digestão começa na boca? - Driele Bidu, Carlos Alves e João Carlos

Muitos estudantes foram entrevistados por jornalistas que trabalhavam no evento e alguns saíram no programa "Canal SBPC", uma produção conjunta das TV's UNICAMP e TV PUC - Campinas, que foram exibidos pelo CNC, Canal Universitário Campinas na TV PUC, que na semana do evento fazia a cobertura da reunião. Os vídeos podem ser visualizados no site da Associação Brasileira de Televisão Universitárias.

As professoras Rosimere Lira e Roberta Smania ministraram a Oficina “Ciência, cotidiano e experimentação”, para alunos de ensino fundamental e médio. O objetivo era desmistificar a visão da ciência como conhecimento pronto e absoluto dos participantes. Rosimere Lira avaliou a experiência:

 “A oficina foi boa, os meninos eram interessantes, mas tivemos algumas dificuldades, porque o público ia professores a alunos do fundamental 1º ciclo, nós não esperávamos isso. O que ajudou foi que de certa forma, todos já estavam ambientados com a experimentação”.

Ciência, cotidiano e experimentação  Ciência, cotidiano e experimentação  Ciência, cotidiano e experimentação  Ciência, cotidiano e experimentação  Ciência, cotidiano e experimentação  Contribuindo para o uso racional da energia

No mesmo dia, a museóloga Jacqueline Souza e a professora Roberta Smania ministraram a Oficina “Ciência, e teatro de fantoches”, também para o ensino fundamental e médio. O objetivo foi estimular o desenvolvimento da criatividade e imaginação dos participantes através da arte, confeccionando bonecos e histórias.

O professor Jorge Lúcio ministrou o Mini curso “Contribuindo para o uso racional da energia”, para alunos de ensino médio. A proposta foi conscientizar os estudantes a economizarem energia através de pequenas ações cotidianas.

Quarta-Feira, 16 de Julho


Os participantes da SBPC tiveram várias opções de atividades como o Ateliê da Ciência, um espaço lúdico com atividades para crianças de até dez anos, no qual se encontrava mesas com jogos e experimentos, objetos para manipulação, pintura e modelagem, apresentações teatrais e contadores de histórias. Um grupo indígena também fez parte da SBPC Jovem, e ministrou oficinas para jovens do ensino fundamental, interligando as raízes brasileiras com a ciência atual.

Além do Ateliê, havia o Circuito de Ciência e Cultura, um espaço com a produção dos conhecimentos científicos e culturais, destinado aos jovens de 11 a 18 anos, incluindo palestras, oficinas, minicursos, exposições interativas, comunicações orais e mesas redondas.

Circuito de Ciência e Cultura  Circuito de Ciência e Cultura  Circuito de Ciência e Cultura  Circuito de Ciência e Cultura


Os minicursos e oficinas eram os mais procurados pelos estudantes, uma vez que incluíam diversas áreas do conhecimento e estimulavam o desenvolvimento de habilidades específicas. O estudante do Projeto, Jéferson Silva, participou do minicurso “O que é a ciência? Quem são os cientistas?” e diz:

“Discutimos muito quem faz realmente a ciência, quem são os cientistas, onde está envolvida a ciência no nosso cotidiano. Eu já sabia que os cientistas realizam descobertas muito importantes para a humanidade, e o minicurso afirmou tudo aquilo que eu já sabia sobre isso.”
 

O Circo da Ciência também foi um espaço lúdico que chamou muita atenção. Com os mais diversos tipos de experimentos e projetos em ciências, exposição de animais e outras coisas, despertava a curiosidade de todas as faixas etárias, que aproveitavam as atividades e absorviam conhecimento delas. O estudante Mateus Pereira diz que adorou o lugar e afirma que foi o seu preferido na SBPC Jovem:

“No Circo da Ciência tinha muitos jogos ‘maneiros’ de física. Consegui ver que não é uma matéria chata como todos acham, e que com ela podemos construir experimentos muito legais. Eles explicaram porque a bailarina se movimenta tão rápido e como os nossos cabelos sobem na hora do choque”.

Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência

Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência

Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência  Circo da Ciência

Na quarta-feira, as apresentações foram:

Coleções Zoológicas: Ciência e Arte - Orlando Augusto
A Arte das Borboletas - Maria Helena
A evolução dos cursos de nutrição no Brasil - Mateus Pereira
Concepções sobre saúde no ensino fundamental: qual a verdadeira realidade? - Lorena Galvão de Araújo
Educação em saúde no ensino infantil: qual a verdadeira realidade? - Drielle Caroline
Adolescência, fase complicada? Por quê? - Suellen de Oliveira
A Ciência do chá - Romério Pedro
Uma fonte de crescimento saudável - Fernanda Paranhos
O acaso na biologia evolutiva e as mutações para a evolução das espécies - Luan Iuri

Coleções Zoológicas: Ciência e Arte - Orlando Augusto  A Arte das Borboletas - Maria Helena  A evolução dos cursos de nutrição no Brasil - Mateus Pereira  Concepções sobre saúde no ensino fundamental: qual a verdadeira realidade? - Lorena Galvão de Araújo

Educação em saúde no ensino infantil: qual a verdadeira realidade? - Drielle Caroline  Adolescência, fase complicada? Por quê? - Suellen de Oliveira  A Ciência do chá - Romério Pedro  Uma fonte de crescimento saudável - Fernanda Paranhos  O acaso na biologia evolutiva e as mutações para a evolução das espécies - Luan Iuri


Neste último dia da Usina de Idéias estavam os experimentos:

Cheirando com outros olhos - João Carlos e Naiara Ramalho
Você sabia? Desvendando atividades cotidianas - Lorena Galvão e Bruno Pamponet
Pilha orgânica - Vicente Braga
As teorias do Modelo Atômico - Gilberto Rios
Parece, mas não é! - Renan Cáliga

Cheirando com outros olhos - João Carlos e Naiara Ramalho  Você sabia? Desvendando atividades cotidianas - Lorena Galvão e Bruno Pamponet  Você sabia? Desvendando atividades cotidianas - Lorena Galvão e Bruno Pamponet  Pilha Orgânica - Vicente Braga
 

Os estagiários do Projeto, estudantes de graduação, aproveitaram para conhecer melhor a UNICAMP, e visitaram os campus referentes aos seus cursos, como a Faculdade de Ciências Médicas, a Faculdade de Psiquiatria, a Faculdade de Arquitetura e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo.

Quinta-Feira, 17 de Julho


Em outro dia de trabalho, os estudantes aproveitaram para conhecer as demais atividades da SBPC.

A ExpoT&C era espaço de exposição de realizações em Ciência, Tecnologia & Inovação, desenvolvidas por universidades, institutos de pesquisa, empresas incubadoras e empresas autônomas. Lá, o Ministério do Esporte promoveu vários concursos de Xadrez e damas, dando prêmios aos vencedores. Os estudantes Rafael Câmara, Romério Pedro, Jean Vidal, Ítalo Francisco e Mateus Ceuta participaram dos concursos e ganharam prêmios:

Damas:
Mateus Ceuta (1º lugar) - Prêmio: jogo de damas e uma camisa
Ítalo Francisco (1º lugar) - Prêmio: jogo de damas e uma camisa

Xadrez:
Rafael Câmara (1º lugar) - Prêmio: bola de futebol
Jean Vidal (1º lugar) - Prêmio: jogo de xadrez e uma camisa
Mateus Ceuta (3º lugar)  - Prêmio: camisa e boné

ExpoT&C  Feira do Livro  ExpoT&C  ExpoT&C  ExpoT&C  ExpoT&C  Integração com outros estudantes

As apresentações orais da quinta-feira foram:

A chegada do judô no Brasil e os avanços da medicina desportiv - Clarice Hortência
A história da Aracnologia na Bahia - de Oto Gibson
A visão de uma adolescente sobre a história da medicina - Mariana Lira, apresentado por Lorena Galvão
As serpentes na visão de uma criança - Mateus Ceuta
Clonagem, do natural ao induzido - Bruno Vinícius
Animais Peçonhentos, medo com fundamentos? - Fernando Teixeira
Você conhece a Sala Verde? - Matheus de Sá

As serpentes na visão de uma criança - Mateus Ceuta  Clonagem, do natural ao induzido - Bruno Vinícius  Animais Peçonhentos, medo com fundamentos? - Fernando Teixeira  Você conhece a Sala Verde? - Matheus de Sá

Sexta-Feira, 18 de Julho


Na sexta-feira o ciclo de apresentações orais foi encerrado. Os estudantes participaram da Oficina Desafio, que tinha o objetivo de estimular os estudantes a desenvolver soluções tecnológicas com as próprias mãos de uma maneira divertida. O desafio lançado aos estudantes foi ... e eles construíram “Bocão”, um carrinho ...

Oficina Desafio  Oficina Desafio  Oficina Desafio  Oficina Desafio

Os estudantes também foram à NanoAventura, no Museu Exploratório de Ciências, uma exposição interativa e itinerante sobre nanociências e nanotecnologia. O estudante Gilberto Rios diz que a NanoAventura foi a atividade que mais gostou e explica como era:


“Lá tem quatro jogos eletrônicos. Primeiro são divididos os grupos para as atividades, vemos um vídeo sobre nanotecnologia, depois jogamos. No primeiro jogo tínhamos que injetar remédios numa célula, tratava sobre a nanotecnologia na indústria farmacêutica. O segundo foi sobre as futuras "nanofábricas". Temos que encaixar as peças numa placa para a confecção de algo. No terceiro nós temos que tirar alguns átomos de uma placa formada por um determinado elemento. O último é uma caça eletrônica que fazemos. Vamos a alguns laboratórios virtuais tendo que "desvendar mistérios". Todos são muito bons para quem gosta de jogos eletrônicos. Todo o sistema é interligado então nós jogávamos com as pessoas de nossa equipe sempre”.

NanoAventura  NanoAventura  NanoAventura  NanoAventura 

NanoAventura  NanoAventura  NanoAventura  NanoAventura  NanoAventura


A volta para casa foi às 13:20 de sexta-feira, e a chegada, às 22:30 do sábado. Para a coordenadora pedagógica Rosimere Lira, a missão foi cumprida:

“A SBPC tinha muita coisa boa para ser vista. Cumprimos nosso papel.
Todos os trabalhos foram apresentados”.

Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia

Mais Fotos:


Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia

Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia  Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia

Na mídia:


A ida do Projeto Ciência, Arte & Magia à 60ª Reunião Anual da SBPC foi bem repercutida no Estado da Bahia e fora. Veja abaixo onde foram divulgadas as notícias da presença do grupo na 16ª SBPC Jovem:

Site da UFBA: Programa da UFBA leva estudantes à 16ª SBPC Jovem

   
http://www.fapesb.ba.gov.br/cti/noticias/noticia.2008-07-16.3009922459/view

Site da FAPESB: Estudantes baianos são maioria na 16ª edição da SBPC Jovem



http://www.fapesb.ba.gov.br/cti/noticias/noticia.2008-07-16.3009922459/view

Site de Comunicação do Governo da Bahia: Estudantes baianos são maioria em evento científico nacional


http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2008/07/16/estudantes-baianos-sao-maioria-em-evento-cientifico-nacional

Site da SECOM - Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB)


http://www.secom.unb.br/unbagencia/unbagencia.php?id=444

 

Projeto Ciência, Arte & Magia - Núcleo Ciência
Coordenadora: Drª. Rejâne Maria Lira da Silva
Telefone: (71) 3263-6564 | E-mail: cienciaartemagia@gmail.com
fhdjhjf dhgf